Conselhos e dicas para iniciantes

| |
No artigo de hoje, vamos abordar várias dúvidas e questões que normalmente as pessoas têm ao se iniciarem no cultivo das plantas carnívoras.
Se tem alguma dúvida que não esteja aqui respondida, contacte-nos!


1. Quero iniciar-me no mundo das plantas carnívoras, qual a melhor planta para começar?

Normalmente as pessoas ao conhecerem as plantas carnívoras, vêem fotos das plantas mais exóticas, belas e coloridas, mas na maioria dos casos quanto mais exótica é a planta, mais difícil é de manter.
Pois são necessárias condições especiais, o que pode se tornar dificil para quem quer começar, levando por vezes, á desilusão e desistência de continuar. Por esse motivo, a nossa recomendação vai para, a Dioneia múscipula, Drosera capensis ou então, Sarracenia púrpura. Isto porque são plantas fáceis de manter e tratar, ideais para iniciar.


2. Posso ter plantas carnívoras dentro de casa, ou deverão estar no exterior?

É a pergunta que é feita com muita frequência, qual o melhor sítio para ter as plantas carnívoras...Pela nossa experiência, não há um local que sirva para todas as carnívoras, pois depende de espécie para espécie. Por esse motivo, deve-se consultar as necessidades especificas de cada espécie e verificar se o local em que as queremos colocar satisfazem essas necessidades. Deve-se ter em conta a quantidade de luz, a temperatura e a humidade do local.
Depois da análise ao local devemos concluir se podemos ou não ter as plantas nesse local durante todo o ano ou apenas em algumas estações. Por exemplo uma Dionaea pode estar dentro de casa na Primavera e Verão mas, deve estar exposta ao frio durante o Outono e o Inverno(a Dionaea é uma planta perene, ou seja, tem estado de dormência).


3. Que tipo de água devo usar para regar as plantas carnívoras?

A àgua tem de ser pura, sem compostos dissolvidos. Normalmente a àgua usada na rega das plantas carnívoras é àgua destilada, mas também pode ser usada água da chuva. É também comum o uso de sistemas de osmose inversa(são sistemas que filtram a àgua através de filtros de carvão).


4. Que tipo de terra devo usar para as plantas carnívoras?

Terra normal ou para plantas de interior, que se encontra nas lojas, não serve. As plantas carnívoras no seu habitat natural, vivem em solos pobres, os nutrientes necessários para as plantas "normais" são prejudiciais para as plantas carnívoras.
Além disso as carnívoras precisam de solos com um pH baixo, que não é o caso das plantas de interior. Deve-se usar sempre solos específicos para as carnívoras(perlite, vermiculite, sphagnum, etc).


5. Está a nascer um caule floral na minha dionaea, o que devo fazer?

Existe a ideia de que se deve cortar o caule floral das Dionaeas porque se não elas ficam fracas e morrem. O que não é verdade porque, apesar do caule floral utilizar muita energia da planta, se esta estiver saudável não há qualquer problema em deixar florir o caule. Tudo depende se queremos sementes ou não. Ao cortar o caule floral, a energia é aproveitada pela planta fazendo com que a planta fique maior.


6. O que desencadea o estado de dormência?

Algumas espécies de plantas carnívoras são perenes, ou seja, têm estado de dormência.
O estado de dormência pode ser desencadeado por dois factores:

- Devido à redução de horas de sol durante o Outono e Inverno(designado por fotoperíodo).
- Devido à diminuição das temperaturas médias (temperaturas abaixo de 15ºC).


6.1. Quais são os sinais do estado de dormência?

O estado de dormência é fácil de identificar, a planta começa a perder mais folhas do que as que nascem e as novas folhas param totalmente de crescer ou crescem muito devagar.


7. Com que quantidade e frequência devo "alimentar" a minha planta?

As plantas não precisam de ser alimentadas, na natureza ninguém as alimenta e elas sobrevivem. Se estiverem no exterior elas conseguem "safar-se" sozinhas, pois os insectos são atraídos para as armadilhas através dos odores característicos exalados pela própria planta. Caso estejam no interior, normalmente também não é necessário "alimenta-la", porque à sempre um ou outro insecto que vai lá parar.
Mas mesmo que as plantas não apanhem nenhum insecto pelos seus próprios meios elas não morrem e continuam a desenvolver-se normalmente porque tal como as outras plantas elas fazem fotossíntese e não estão exclusivamente dependentes dos insectos que apanham.
É claro que, as plantas que apanham insectos desenvolvem-se mais rapidamente, portanto havendo paciência e oportunidade as plantas podem ser "alimentadas". Nesse caso à que levar em conta alguns detalhes importantes, geralmente basta colocar o insecto na armadilha, mas no caso das Dionaeas não é assim tão simples, as Dionaeas detectam o animal pelo seu movimento e mesmo depois de fecharem vai ser esse mesmo movimento que vai fazer com que a planta inicie a digestão, é a forma que a planta tem de saber se apanhou um algo ou não, por isso no caso das Dionaeas é importante que o animal esteja vivo e a mexer.
Em relação ao tamanho, deve-se escolher um insecto que tenha uma tamanho proporcional à armadilha.
Desde que o insecto caiba na armadilha é porque o tamanho está certo, pois se tal não acontece, a armadilha não vai fechar hermeticamente durante o processo de digestão, fazendo com que a armadilha apodreça.
Caso isso aconteça não há problema nenhum, a planta não vai morrer. A planta está sempre a produzir novas armadilhas, estando no exterior, por vezes o insecto capturado é demasiado grande para a armadilha e esta não fecha hermeticamente, levando a que apodreça.
De qualquer maneira, uma armadilha só dá em média, para 2 ou 3 refeições ao fim das quais apodrece normalmente e é substituida por outra nova folha(armadilha).

0 comentários:

Enviar um comentário