No artigo de hoje iremos abordar as doenças mais vulgares que afectam as plantas carnívoras. Doenças essas que podem ser causadas por uma variedade de factores e condições.
Pontos pretos
Isto é típico acontecer nas armadilhas da Dioneia. Aparecem pontos pretos que se propagam pelas folhas. Os pontos vão-se espalhando até cobrirem a folha toda, começando esta apodrecer e cai.
Pontos côr-de-ferrugem
É típico acontecer na Nepenthes. Causa o aparecimento de pontos castanhos- alaranjados nas folhas.
"Mofo"
Acontece geralmente às sementes mal elas começam a germinar. Também pode afectar algumas Sundews. É semelhante a mofo cinzento. Aparece quando a humidade está alta, existe pouca luminosidade e ventilação.
"Lodo"
Aparece na superfície do solo e parece-se com lodo verde dos pântamos ou poças d água. Simplesmente raspe a superfície ou transplante a planta para um novo solo.
Fuligem
Parece fuligem preta, daí o nome. Pode cobrir toda ou parcialmente a planta. Basta usar água para remover. Na verdade, não afecta a planta de nenhum modo mas, fica feio. Também pode ser sinal de outro fungo presente na planta.
Todas estas doenças podem ser tratadas com fungicidas. Mas deve-se levar em conta as características da espécie em causa, para sabermos se podemos ou não, aplicar este tipo de produtos. Ao usa-los devemos sempre, ler com atenção, e seguir as intruções de uso da embalagem. Usar e guardar sempre este tipo de produtos longe de crianças e animais de estimação.
0 comentários:
Enviar um comentário