Familías e Espécies

| |
As plantas carnívoras dividem-se em 4 famílias contendo varias espécies. São elas:

- Sarraceneaceae
- Nephentaceae
- Droseraceae
- Lentibulariaceae

Comecemos pela Sarraceneaceae.  Sarraceniaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flôr), pertencente á ordem Ericales. O grupo engloba 24 espécies, classificadas em três géneros de plantas carnívoras. As Sarracenias atraem as presas através do cheiro característico do seu néctar e aprisionam-nas dentro de folhas de formato tubular, cheias de água e enzimas digestivas (bactérias no caso de Darlingtonia).
Os gêneros Darlingtonia e Sarracenia são oriundos da América do Norte, enquanto que as espécies de Heliamphora são nativas da América do Sul. As Sarracenias crescem em solos pobres em nutrientes, de características ácidas, e usam os insectos capturados como suplemento nutricional.
São plantas perenes, que crescem todos os anos a partir de um rizoma e que desaparecem durante o Inverno.

Photobucket sarracenea 2
Espécies de Sarraceneas

A seguir temos a familía Nepenthaceae que é uma família de plantas carnívoras angiospérmicas (plantas com flôr), pertencente á ordem Caryophyllales. O grupo monotípico conta apenas com um género, Nepenthes, que ocorre nos trópicos do Velho Mundo, nomeadamente no sul da China, Indonésia e Filipinas, Malàsia, Madagascar, Ilhas Seychelles, Austrália, Nova Caledénia, Índia e Sri Lanka.As plantas desta família possuem na ponta de suas folhas estruturas semelhantes a jarros, sendo na verdade continuações da própria folha modificadas, com as bordas do limbo unidas formando uma ânfora.
Sobre a abertura desta ânfora encontra-se uma estrutura semelhante a uma "tampa", normalmente colorida, servindo de protecção estética para que a armadilha não se encharque. Isso faz com que apenas uma porção de líquido se encontre no seu interior, e é neste líquido que insectos, aranhas, e mesmo pequenos pássaros ficam presos ao escorregarem para dentro do tubo. Atraídos pelas cores e pelos odores segregados pelas glândulas situadas na base da tampa. Uma vez dentro, uma parede cerosa e pêlos no interior da folha voltados para baixo evitam que esta possa ser escalada, e é ali os animais são digeridos.
Esta família possui os maiores espécimes de plantas carnívoras, e tem a forma de uma trepadeira (sendo que a estrutura entre a folha e a armadilha actua na sustentação da planta, de maneira anóloga são gavinhas das videiras).

Photobucket nephentes 3 
nephentes 2 nephentes
Espécies de Nephentes

Droseraceae é família compreende uma longa lista de plantas. Caracterizam-se por apresentar folhas dispostas em forma de roseta. As Droseras possuem folhas cobertas por pêlos que produzem uma substância pegajosa, a mucilagem. Ao pousar na folha da planta, o animal fica preso nas gotas. Quanto mais ele se debate para escapar, mais preso fica. Depois da captura, a planta começa a produzir enzimas digestivas que vão digerir o insecto ou pequeno animal.

Photobucket drosera 3 
drosera drosera 2
Espécies de Droseras

Lentibulariaceae é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flôr), pertencente á ordem Lamiales. A ordem á qual pertence esta família está por sua vez incluída na classe Magnoliopsida (Dicotiledneas), desenvolvem portanto embriões com dois ou mais cotildones.
Esta família composta por 716 espécies repartidas por 3 géneros.
São plantas herbáceas, carnívoras, anuais ou vivazes, terrestres ou aquáticas.
Esta família era anteriormente integrada na ordem Scrophulariales.

pinguicula 3 Photobucket
Espécies de Lentibularias

1 comentários:

Anónimo disse...

Goayei muito,fascinamte fiquei interessado em comessar a cultivar.

Enviar um comentário