Como as plantas carnivoras se movimentam?

| |
Todas as plantas têm algum poder de movimentação. Pode ser tão simples como o abanar com o vento, este simples gesto, faz a planta ficar mais forte á medida que cresce, ou o seguir do sol que se move através do céu. Mas com algumas plantas carnívoras o movimento pode ser extremamente rápido e impressionante. mas como as plantas não possuem tecido muscular, como elas fazem isso?

As plantas carnívoras usam três mecanismos principais de movimentação (embora os cientistas ainda discutem sobre isso).
O primeiro mecanismo é o que Dionaea usa para fechar as armadilhas. Trata-se de alterações no tamanho das células de "crescimento ácido". Quando a armadilha é activada (pôr tocar nos pêlos das folhas), a superfície externa da armadilha torna-se maior do que a parede interior. Isso faz a armadilha fechar.



O segundo tipo de movimento é alimentado pelo crescimento de células.
Os tentáculos das Droseras dobram para a frente porque as células de um lado dos tentáculos superam as células do outro lado. Um terceiro tipo de efeito pode envolver a transferência de fluidos.



A movimentação rápida no reino vegetal não é exclusivo das plantas carnívoras. Você provavelmente está familiarizado com plantas como a Mimosa, movem-se quando são tocadas. Basta um toque suave para esta dobrar as suas folhas e colapsar pateticamente para o solo.

Aliás, nem todas as plantas carnívoras têm movimentos rápidos. Muitas capturam a presa por terem folhas em forma de recipientes(Sarraceneas, Nephentes, etc), em que as presas são atraídas para lá, não tendo como escapar. Estas plantas não têm partes móveis!





em resumo, as plantas carnívoras são verdadeiramente surpreendentes, elas não são criaturas de outro planeta! São plantas que desenvolveram hábitos extraordinários para sobreviver. Fascinantes, intrigantes e belas, no final elas apenas são plantas como tantas outras.

0 comentários:

Enviar um comentário