Cultivar e tratar das plantas carnívoras - parte 4

| |
 Temperatura e Ventilação




Temperatura:

A temperatura é outro factor importante e delicado no cultivo das plantas carnívoras. Não é fácil adaptar as exigências de conforto das plantas. Especialmente, quando se tem várias espécies diferentes no mesmo ambiente(local). A maior parte das carnívoras necessitam de um período de descanso invernal(hibernação), dependendo das espécies, a temperatura ideal é entre 5 a 7ºC ou 12 a 15ºC. A hibernação é vital para o bom desenvolvimento das plantas, sem ela, as carnívoras esgotam-se e a sua vida fica assim reduzida. O ideal é colocar as plantas num local pouco aquecido mas luminoso durante o Inverno, o ideal é uma estufa.





Ventilação:

outro factor a ter em conta, a ventilação. Caso tenha as plantas carnívoras num terrário ou estufa coloque aberturas ou uma pequena ventoinha para fazer circular o ar. Não é necessário usar ventoínhas grandes, basta uma pequena ventoínha como as usadas nos computadores de 12V. Nas estufas, pode também optar por abrir a porta ou janela(caso exista), assim que a temperatura exterior o permita. Dentro de casa, entreabra a janela quando existir bom tempo e sobretudo durante a noite, para fazer baixar a temperatura, desse modo, as plantas irão desenvolver-se melhor.



Nota: Ventilação não é sinónimo de grandes correntes de ar, as plantas não vão apreciar ventos frescos durante tudo o dia, além disso, irá afectar o modo de crescimento das plantas. Especialmente as Serraceneas, os cones podem partir ou crescer deficientemente devido a um grande fluxo de ar.

0 comentários:

Enviar um comentário