Cultivar e tratar das plantas carnívoras - parte 5 (última)

| |

As plantas


Neste 5º e último artigo vamos abordar o tratamento das plantas, fundamental para um bom crescimento, mas também, para se evitar pragas e/ou doenças. Para evitar males maiores, devemos estar atentos e limpar todo e qualquer fragmento das plantas.
As partes secas têm tendência a apodrecer rapidamente, especialmente numa cultura em vasos, sem grandes movimentos de ar. Assim que alguma parte da planta começa a apodrecer, devemos retira-lo imediatamente.

Os restos de insectos também devem ser retirados(especialmente nas armadilhas das Dionaeas),visto que também podem serem atacados por fungos, propagando-se para as plantas levando à sua morte.
As urnas das Sarracenias durante o Outono secam, e são frequentes ataques de parasitas, para evitar esses ataques é preferível cortar as urnas secas deixando apenas as urnas novas e verdes.
É também aconselhável, para quem tem as plantas em terrários ou estufas, manter o nível água dentro das urnas das Sarracenias para que não seque completamente. 1 a 2 centímetros de água é o suficiente para que a planta faça uma boa digestão.

Outro factor a ter en conta são as algas e musgos(não confundir com o esfagno), pois estes abafam as plantas, mudar as plantas do vaso para um novo, evita esse problema. Este fenómeno atinge todas as espécies de plantas carnívoras de tamanho modesto assim como também as sementes.

É do conhecimento geral que as plantas Carnívoras vivem em ambientes húmidos. Poucas são as espécies que suportam ser vaporizadas com água(por ex: a Nepenthes) e muito menos regadas. Tal como foi referido no artigo sobre a rega, esta deve ser feita por baixo, quer nos vasos quer nos terrários.

Controlar frequentemente a temperatura e nivel de húmidade(especialmente em terrários e estufas. Basta um destes factores ter valores demasiado baixos ou altos para que afectem as plantas carnívoras.
Temperaturas demasiado altas pode fazer com que certas espécies de plantas não entrem no estado de hibernação(estado fundamental para um boa longevidade da planta) no Inverno. Isto leva a que a planta tenha uma vida útil bem mais reduzida. Além disso, irá provocar um aumento da evaporização da água e diminuição da húmidade.

Algumas espécies são nativas de zonas tropicais(não entram em estado de hibernação), e não toleram temperaturas demasiado baixas.
O ideal nestes casos, é manter as plantas destas espécies separadas das outras de modo a ter um ambiente mais controlado.
As plantas carnívoras no seu habitat natural, são encontradas em lagos e pântanos alagados em água com elevados niveis de húmidade. Por isso, é essencial manter o nível de húmidade relativamente alto e controlado.

0 comentários:

Enviar um comentário