O que é que as plantas carnívoras "comem"?

| |
O alimento depende de onde elas vivem. Muitas plantas carnívoras, como a Utricularia e Aldrovanda, vivem com as armadilhas submersas na água. Estas plantas capturam as pequenas presas, como rotíferos, e ainda presas maiores aquáticas, tais como larvas de mosquito e até peixe.

As armadilhas no género Genlisea podem até capturar protozoários, alguns cientistas pensam que são especializadas especificamente para o fazer! Enquanto isso, a Pinguicula e a Drosera tendem a capturar insectos voadores como mosquitos, moscas e mariposas.

As Sarracenias, Nepenthes, Cephalotus, etc, capturam insectos, especialmente moscas, mariposas, vespas, borboletas, besouros e formigas. As plantas carnívoras também capturam qualquer insecto rastejantes.





Ocasionalmente, capturam vertebrados, como ratos e pássaros. As Nepenthes (o jarro de planta tropical), são uma das espécies onde tal pode acontecer. Qualquer rato ou pássaro mais distraido ou muribundo pode muito bem cair dentro de uma armadilha, e não conseguir sair pelos proprios meios, e morre. As rãs também são capturadas, mas mesmo isso é bastante raro. A Nepenthes normalmente satisfaz o seu apetite voraz com o rastreamento de bugs e insectos.



2 comentários:

Simbion disse...

Bom artigo continua com as novidades ;)

Enviar um comentário