cultivar e tratar das plantas carnívoras - parte 3

| |
A Luz e Luminosidade

Outro factor importante da qual devemos ter em conta no cultivo das plantas carnívoras, é a luz.
A luz, é essencial ao crescimento porque permite ás plantas realizar a fotossíntese, é também um factor chave para conseguir uma boa cultura.
Á dois tipos de luz: natural e artificial. Ambos os tipos, podem ser usados para as plantas carnívoras.


Luz natural:
As carnívoras precisam de uma forte intensidade luminosa para mostrar as suas magníficas cores e uma aparência saudável. O ideal é o uso de luz natural.
Excluindo as Pinguicularias e as Nepenthes, que prosperam em locais com intensidade luminosa media, todas as outras suportam o sol directo.
No entanto, atenção, ao colocar as plantas numa janela durante o Verão, porque o vidro pode fazer de lupa e  queimar as plantas. É aconselhavel utilizar um filtro para minimizar a intensidade.
Colocar as plantas numa janela virada a norte não é aconselhado.
Se as plantas estiverem numa estufa, uma exposição a oeste é mais favorável durante os meses de Verão, devido à subida de temperatura (efeito de estufa). Quando expostas ao Sol directo a húmidade do solo e o nivel de agua no prato, diminuem mais rapidamente devido á evaporação.


Luz artificial:
A luz artificial é amplamente usada por quem tem as plantas em terrarios, no entanto, deve reger-se por certas regras. Escolher o tipo de iluminação adequado é essencial.
existem duas possibilidades: tubos fluorescentes e as lâmpadas de vapor de sódio.




Tubos fluorescentes
Barato, e económico em termos de energia, o tubo fluorescente é largamente utilizado no cultivo das plantas carnívoras. Tem a vantagem de ser relativamente fria, não aquecendo assim em demasia as plantas. No entanto, a qualidade da luz diminui com o aumento da distância entre o tubo e as plantas. Para um terrário do tamanho de um aquário até 200L, dois tubos fluorescentes 12 horas por dia é uma boa solução.



Lâmpadas de vapor de sódio
Ao contrário dos tubos fluorescentes, as lâmpadas de vapor de sódio aquecem bastante e consomem muita energia, são geralmente utilizadas por especialistas e/ou em grandes superfícies. Comprar lâmpadas de uma marca reconhecida permite assegurar uma maior durabilidade das mesmas. As lâmpadas devem ter um valor em K. Para simular ao máximo a luz solar utilizar lâmpadas com um valor superior a 6000K.
O ideal será um valor de 6500K.

0 comentários:

Enviar um comentário