cultivar e tratar das plantas carnívoras - parte 1

| |
Iniciamos aqui, uma série de posts de como cultivar e tratar das plantas carnívoras. Conselhos gerais, abrangentes a todas as espécies. Comecemos pelo substrato(solo)!


Substrato:
Na maioria dos casos, a turfa loira é o ingrediente principal das misturas para as plantas carnívoras. Atenção, as turfas enriquecidas com adubos, podem causar danos ou mesmo a morte das plantas. O problema é que a turfa tem tendência a compactar-se e a asfixiar as raízes das plantas, é por isso que a devemos misturar com outros elementos, tais como os seguintes:

   - Turfa loira
     - Perlita
     - Vermiculita
     - Pouzzolane
     - Areia de quartzo

O ideal é usar uma mistura com 75% de turfa e 25% de outra matéria citada acima, percentagens usadas na grande maioria das espécies.
No decorrer dos vários posts verá que diversas misturas de substrato(solo) foram preparadas para as diferentes espécies.


 
Turfa loira:
A turfa é constituída de matéria orgânica, principalmente de esfagno, mal decomposta. Pobre em substâncias nutritivas e de PH ácido (entre 3,5 e 4,5), ela tem o defeito de ser muito difícil de molhar quando está demasiado seca. Uma turfa de boa qualidade retorna ao seu volume inicial depois de ter sido comprimida nas palmas das mãos. Constitui a base do substrato das plantas carnívoras.





 

Perlita:
Sílica pura, expande-se tipo pipocas e forma um granulado poroso quando aquecida a 1700ºC. Inerte e neutra, bem mais estável que a vermiculita, é a matéria ideal para aligeirar o meio. No inicio tem tendência a flutuar, fenómeno que desaparece quando já se encontra embebida em água.









 Vermiculita:
Sílica de alumínio, ferro e magnésio dilata-se em folha sobe o efeito do calor. Menos inerte que a perlita e ligeiramente alcalina, a Vermiculita é  excelente para aligeirar o substrato de plantas que necessitam de uma mudança de vaso frequente.








Pouzzolana:
É uma rocha vulcânica composta de basalto. É vendida sob a forma de berlindes porosos, que constituem um excelente meio de drenagem e aeração do solo. No entanto, a pouzzolane liberta minerais, que podem ser causa de problemas em algumas plantas.









Areia de quartzo:
A areia de quartzo é a única que pode ser usada. Não utilize areia calcária, pois irá provocar a morte da maioria das plantas carnívoras. Prefira areia de quartzo grossa, a fina tem tendência a compactar.

0 comentários:

Enviar um comentário